quinta-feira, 5 de maio de 2016

III Seminário Projeto Pode Pá

Uma nova abordagem na aplicação de medidas socioeducativas em meio aberto



O referido projeto foi aprovado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e conta com apoio do FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

O projeto visa, a partir de uma nova abordagem, ofertar formas diversificadas de atendimento, considerando os adolescentes em conflito com a lei em sua integralidade, em uma visão sistêmica do adolescente na sociedade.

Pode Pá é uma expressão utilizada pelos adolescentes para confirmar uma parceria de confiança em que todas as partes estão implicadas. Para tanto, este Projeto Piloto tem como objetivo reforçar e viabilizar novas metodologias e abordagens de atendimento para lidar com desafios do campo socioeducativo, tais como:

  • Alto índice de reincidência na medida socioeducativa;
  • Efetivação do acesso e implicação nas parcerias com a rede de serviços e a rede afetiva (território, laços, relações) dos adolescentes;
  • A questão da violência policial, que atravessa os atendimentos e a vida dos adolescentes;
  • Reconhecimento das potencialidades dos adolescentes e do território em que moram;
  • Promoção da autonomia, para que adolescentes possam destrinchar outras possibilidades de circulação por redes e territórios.
Os trabalhos contarão com a supervisão técnica dos renomados psicanalistas Prof. Dr. Jorge Broide e Profª Drª Emília Estivalet Broide e equipe, com longa atuação em situações de alta vulnerabilidade social e larga experiência na formulação de políticas públicas relativas ao adolescente em conflito com a lei. Venha somar esforços nesta tão desafiadora quão complexa empreitada, que, afinal interessa a todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário