terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Medidas socioeducativas em conflito: um diagnóstico a partir das equipes técnicas e adolescentes do meio aberto

A Articulação dos Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto da cidade de São Paulo, reúne-se desde o ano 2000, buscando discutir e intervir em questões referentes ao adolescente em conflito com a lei e à política socioeducativa em meio aberto. Buscando contribuir na elaboração do Plano Municipal Decenal de Atendimento Socioeducativo realizou uma pesquisa com técnicos e adolescentes dos Serviços de medidas. Como metodologia, elaborou-se quatro instrumentais: Roteiro de entrevista para adolescentes aplicados pelas equipes técnicas; questionário para as equipes técnicas; roteiro de debate e manual de pesquisa.



 Responderam a pesquisa 79 adolescentes e 125 técnicos. Os adolescentes destacaram violação de direitos, violência policial e não cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo). Os técnicos apontaram estigmatização, preconceitos e discriminação por parte da rede intersetorial de serviços públicos que atende aos adolescentes e suas famílias. Relataram que essa rede não se articula, não tem conhecimento socioeducativo e desconsidera o trabalho dos profissionais do Meio Aberto. Sobre os problemas levantados, as equipes técnicas apresentaram propostas para o Plano Municipal, como desenvolver estratégias de articulação, aproximação e capacitação conjunta para a rede de serviços públicos municipais e estaduais implicados no processo socioeducativo, como educação, saúde, cultura, esporte, segurança pública e Sistema de Justiça. Propõem ainda a articulação dos sistemas de informação envolvendo todos os profissionais envolvidos. Esta rede deve se comprometer com o processo socioeducativo, garantindo direitos já assegurados na Constituição Federal, ECA e SINASE. 

Segue o artigo na íntegra para consulta ou download no formato PDF: CLIQUE AQUI! 

Olha o lança!

Há uma "silenciosa epidemia do lança-perfume no Brasil", afirma a revista Vice.
O uso do lança perfume, cada vez mais comum entre os adolescentes e jovens, está começando a causar alarde na sociedade em geral. Esse barulho todo é devido ao número crescente de mortes entre esse público, visto que seu uso prolongado e somado a outras substâncias podem causar diversas complicações na saúde e inclusive levar a óbito.

Imagem: http://mais24hrs.blogspot.com.br/2012/08/lanca-perfume.html

O "coqueluche" dos bailes de carnaval de antigamente, nos dias de hoje, é bem diferente em sua composição, sendo adicionados diversos solventes que são tóxicos e prejudiciais a saúde. 
Segue excelente matéria na íntegra realizada pela revista Vice, CLIQUE AQUI!

Dados da ação letal da PM paulistana

Não é de hoje que, com base nos dados, podemos perceber que a ação letal da polícia está fora de um "padrão" considerado normal, comparado a outras nações. Números que denunciam regiões, denunciam as cores e a renda média da população.

                                           Imagem: arquivo.geledes.org.br

Selecionamos uma matéria do Pública, que é uma agência independente de jornalismo investigativo sem fins lucrativos e livre da reprodução de conteúdo, que realizou um levantamento da ação letal da polícia paulistana no período de 2014.

Segundo o site Papo de Homem, "foram seis meses de pedidos pela Lei de Acesso à Informação para obter todos os 330 boletins de ocorrêncis (BOs) que resultaram em 396 mortes por intervenção policial em São Paulo no ano de 2014".

Para conferir a matéria na íntegra, CLIQUE AQUI!

Além da matéria publicada no site, a agência também realizou a reportagem que pode ser conferida logo abaixo.



330 vezes PM from Agência Pública on Vimeo.