quarta-feira, 30 de março de 2016

Lançando Ideia: Roda de Conversa Sobre Lança-Perfume

Recebemos e conhecemos os relatos e notícias de mortes de jovens decorrentes do uso de lança-perfume. De maneira geral, a questão vem sendo tratada somente pelos danos causados e os riscos envolvidos no uso de inalantes. Porém sabemos que muitas outras questões estão ligadas ao uso: a festa do final de semana; o rolê com os amigos; a música; a cultura.




Como estão relacionadas as festas com o uso das substâncias? É culpa da "família" que tantos casos estejam ocorrendo? Proibir resolve? 

A Formação Lançando Ideia apresentará perspectivas para além da substância e a possível reflexão sobre o fenômeno por outros campos do conhecimento, relegando um não profundamento dos pontos de vista da saúde e da cultura. 

O lança perfume emergiu novamente como fenômeno da juventude, principalmente nas periferias das cidades. A observação de uso e eventuais decorrências críticas de abuso já são comuns para quem trabalha com jovens, impactados com reiterados relatos de mortes. Estes óbitos silenciosos não parecem ter uma explicação clara, culpando-se somente a substância, narrativa que acaba por não apresentar o fenômeno na sua integralidade, impossibilitando a compreensão dos possíveis efeitos adversos do ponto de vista da sociedade. Diante desse cenário, essa roda de conversa Formação Lançando Ideia propõe-se a debater sobre diferentes perspectivas a cultura de uso do lança perfume, o atendimento em saúde, e as demais questões que envolvem este uso.



Organização:

Conselho Regional de Psicologia
Projeto Oficinas / CEDECA Interlagos
É de Lei / Projeto ResPire
Coletivo DAR
Rede 2 de Outubro
LEIPSI - Laboratório Interdisciplinar de Substâncias Psicoativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário