segunda-feira, 28 de março de 2016

Machismo e violência contra a mulher, um assunto que cabe em qualquer lugar.



Uma pesquisa feita pela jornalista Karin Hueck revelou que 99,6% de 7.762 mulheres questionadas já sofreram algum tipo de assédio sexual ou verbal. Destas, 83% se sentiram constrangidas com as cantadas e 90% declarou que já trocou de roupa por medo de assédio.

Recentemente o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revelou, após pesquisa, que 26% de 3810 brasileiros entrevistados concordam total ou parcialmente com a afirmação de que "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas".

A pesquisa da OIT (Organização Internacional do Trabalho) revela que 52% das mulheres economicamente ativas já sofreram abuso psicológico ou físico no ambiente profissional.

Esses dados são assustadores, pois mostram quantitativamente a realidade obscura em que as mulheres vivem no Brasil e para modificarmos esse quadro é de suma importância ensinar a igualdade de gênero para as novas gerações.

Faz parte dos nossos deveres enquanto técnicos sociais e como cidadãos que lutam em prol dos direitos humanos, quebrar esse ciclo e propor reflexões acerca dos discursos machistas para os nossos (a) meninos (a) atendidos.

Para reflexão geral, deixamos aqui um texto bem interessante sobre o assunto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário